Comparativo quantitativo e importância de fungos micorrízicos arbustivos e Pycnoporus sanguineus em áreas de restinga da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una – Peruíbe/SP e Itaguaré – Bertioga/SP

Patricia Nogueira, Walter Barrella

Abstract


Este trabalho analisa quantitativamente FMA (fungos microrrizicos arbustivos) e Pycnoporus sanguineus (orelhas de pau) em áreas de restinga nas unidades de conservação da Barra do Una – Peruíbe/SP e Praia de Itaguaré – Bertioga/SP e principais locais de ocorrência. Menciona, outrossim, a importância destes fungos em diversos setores, a exemplo do agrícola, do industrial e da saúde. O método de análise escolhido para aferir a abundância das espécies foi o de “transecto” e análise e coleta de dados ocorreu em solo arenoso na área mais seca da zona de restinga. Os resultados obtidos mostraram que os fungos estudados seguem padrões diferentes no que concerne à luminosidade e umidade.

Palavras-Chave: Fungos micorrízicos, Pycnoporus sanguineus (orelhas de pau), abundância, RDSs Barra do Una / Itaguaré, zonação.


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.