Aplicação do Índice de Qualidade de Bascarán (IQAB) para a avaliação da qualidade da água do canal de drenagem urbana da avenida Abílio dos Santos Branco, Praia da Enseada, Guarujá/SP, Brasil

Vinicius Roveri, Alberto Teodorico Rodrigues Moura Correia, Luciana Lopes Guimarães, Silvio José Valadão Vicente

Abstract


A utilização de índices de qualidade de água tem como principais vantagens: a facilidade de comunicação com o público em geral e o fato de representar uma média de diversas variáveis em um só número, combinando unidades de medidas diferentes em uma única unidade. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi aplicar o Índice de Qualidade de Bascarán (IQAB) aos resultados físico-químicos e microbiológicos obtidos no estudo da qualidade da água do canal de drenagem urbana da avenida Abílio dos Santos Branco, Praia da Enseada, Guarujá/SP, Brasil. Os resultados do IQAB corroboraram com as análises laboratoriais, sendo possível transformar a informação técnica sobre a qualidade da água do canal da praia da Enseada, em uma linguagem simples, onde todos os interessados possam compreender a condição deste corpo hídrico. Portanto, as águas deste canal foram classificadas como ruim, com reflexos diretos à saúde pública, turismo e meio ambiente da região.

Palavras Chave: Praias do Guarujá/SP. Análises físico-químicas e microbiológicas. Índice de Qualidade da água de Bascarán (IQAB).


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.