Conhecimentos Prévios na Educação Física Escolar: Uma Contribuição para a Aprendizagem Significativa

Leticia Santos Pereira, Renata Barrocas

Abstract


O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a relevância do conhecimento prévio dos alunos como um elo para uma aprendizagem significativa nas aulas de Educação Física no 2º ano do ensino fundamental. Para que essa aprendizagem ocorra é necessário reconhecer a importância das experiências vividas dos alunos e sua estrutura cognitiva já existente como fatores para assimilar o conhecimento novo de forma não arbitrária levando assim a uma assimilação substancial e efetiva. Todo trabalho foi realizado em concordância a BNCC ampliando o acervo cultural de movimento do aluno dentro de uma brincadeira popular chamada “elástico” onde a vivencia corporal do aluno resultou na contextualização de uma aprendizagem significativa eficaz com a ampliação da cultura corporal de movimento.

Palavras-chave: Educação Física escolar; conhecimento prévio; aprendizagem significativa.

Prior Knowledge in School Physical Education: A Contribution to Significant Learning

Abstract

This paper aims to present a discussion about the relevance of students' prior knowledge as a link to meaningful learning in Physical Education classes in the 3rd year of elementary school. For this learning to take place it is necessary to recognize the importance of the students' lived experiences and their existing cognitive structure as factors for assimilating new knowledge in a non-arbitrary way leading to substantial and effective assimilation. All the work was done in agreement with BNCC expanding the student's cultural collection of movement within a popular play called “elastic” where the student's body experience resulted in the contextualization of effective meaningful learning by expanding the body movement culture.

Keywords: school physical education; previous knowledg; meaningful learning.


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.