Internet das coisas como ferramenta de marketing na gestão de fila de atendimento

Fabiano Nogueira de Sá e Sousa

Abstract


Este artigo tem por finalidade estudar uma forma de atenuar o tempo ocioso gasto por pessoas em filas de atendimento, uma vez que sua formação ocorre de maneira imprevisível, a busca por um equilíbrio entre a viabilidade econômica do provedor e a satisfação do cliente é estudada a mais de 100 anos, através dos recursos disponíveis pela tecnologia que utilizamos constantemente como smartphones e o conceito de internet das coisa, é possível coletar dados para gerir este sistema de forma inteligente assim evitando alguns gargalos, causando um efeito psicológico positivo no cliente e podendo ser utilizado como uma ferramenta de marketing.

Palavras-chave: Fila de atendimento, Smartphone, Internet das coisas, Marketing.

 

Internet of things as marketing tool on service queue management

Abstract: The purpose of this paper is to study a way to alleviate idle time spent by people in service queues, since their formation occurs in an unpredictable manner, the search for a balance between the provider's economic viability and customer satisfaction is studied over 100 years, through the resources available through technology that we constantly use as smartphones and the concept of internet of things, it is possible to collect data to manage this system intelligently thus avoiding some bottlenecks, causing a positive psychological effect on the customer and can be used as a marketing tool.

Keywords: Service queue, Smartphone, Internet of things, Marketing.


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