Editorial – Apresentação do Número Especial “Ações de Educação Ambiental relacionadas à Bacia Hidrográfica da Baixada Santista” (Câmara Técnica de Educação Ambiental e Divulgação do Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista – CBH/BS)

Maria Helena Pereira de Sá, Maria Wanda Iorio, Fabio Giordano

Abstract


A Câmara Técnica de Educação Ambiental e Divulgação (CTEAD) do Comitê de Bacias Hidrográficas - Baixada Santista (CBH-BS) é  formada pelo Estado, Municípios e Sociedade Civil , cuja composição para o biênio 2017 a 2019 é a seguinte:  Estado – DAEE, SABESP, Sec. do Estado da Saúde, Secretaria do Estado do  Meio Ambiente; Municípios -  Pref. Municipal de São Vicente, P.M de Guarujá, P M de Cubatão, P M de Santos e P M de Praia Grande; Soc Civil - Assoc. Teto e Chão da B. S., AMORCA, Liga Beach Socer, UNISANTA, ECOPHALT, SINSERV, CONCIDADANIA, CIESP CUBATÃO, ASSOC. Engº de São Vicente e UNISANTOS, atuando desde 2002. Tem por finalidade, promover a educação ambiental e conscientizar a população através dos meios de comunicação sobre a necessidade de preservar e proteger o meio ambiente, os mananciais e os recursos hídricos de forma geral, além de divulgar as atividades do Comitê para que a sociedade possa estar informada a respeito dos trabalhos desenvolvidos. Vale destacar a participação de Francisco Gomes da Costa Neto, Ana Luiza Roma Couto Serra, Sarita Patero, Maria Wanda Iorio, David da Cunha Ferreira, Glória Cristina Bruno, Reynaldo E. Young Ribeiro, Luiz Felipe Carro Amorim, Susana Soares Cauby, Maria Aparecida C Carneiro, Renata Luz Leite de Oliveira, Irene Rosa Sabiá, Zulma dos Santos, Nazem do Nascimento, José Maciel de Brito, Jasson Leonídio dos Santos, e tantos outros. Destacam-se as seguintes atividades: Semana d’água: 2003 a 2009, Projeto de Educação Ambiental Aplicada - 1080 professores inscritos; Campanha Verão, Limpeza de manguezais – Jd Casqueiro –Z1;, Portinho – P G, Ilha Diana, Bertioga Z3, etc....

Periodicamente a Câmara Técnica se reúne uma vez ao mês e costuma pautar diferentes assuntos pertinentes a educação ambiental e a divulgação das ações do Comitê de Bacias. Este Volume especial tem a finalidade de deixar registrada ações e iniciativas, em prol da educação ambiental e da divulgação das ações dos membros da câmara técnica do comitê de bacias nesta última década.

Dentro deste contexto, em 2018, em parceria com a Revista Unisanta Bioscience, apresentamos, com foco na extensão e no ensino não formal, a Edição Especial Unisanta BioScience – Volume 7, n. 5 (2018) sobre as ações de educação ambiental executadas, envolvendo os aspectos da Bacia Hidrográfica que  geralmente são pouco conhecidos e pouco compreendidos quanto sua importância e função. O resultado dessa dedicação é apresentado a seguir.

Esperamos que esse número especial possa inspirar e motivar outros comitês de bacias do Estado e suas equipes a iniciar atividades de divulgação científica fortalecendo suas iniciativas perante os municípios as instituições e a sociedade, e o mais importante, colaborando com a democratização do conhecimento da educação ambiental.

Transmitimos os parabéns aos envolvidos com a Educação Ambiental na Baixada Santista e desejamos a todos que tenham uma ótima leitura!


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.