Encontros de Observação de Árvores e Aves no Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos – Santos - SP.

Sandra Regina Pardini Pivelli, André Müller de Mello

Abstract


O presente trabalho analisa as etapas de planejamento, elaboração e execução de três intervenções educativas contextualizadas na relação árvores e aves, compostas de teoria associada a jogos, dinâmicas e atividades que objetivavam sensibilizar os participantes para a importância da conservação ambiental. Denominadas Encontros de Observação de Árvores e de Aves, tais intervenções ocorreram nos meses de julho, agosto e setembro de 2017, proporcionando a sessenta e sete pessoas, de idades variadas, vivências de observação e atividades lúdicas de educação ambiental com foco em ornitologia e botânica. Resultados satisfatórios foram obtidos a partir da percepção do envolvimento ativo dos integrantes durante as quatro horas de duração de cada intervenção, que foram divididas proporcionalmente em exposições teóricas e práticas de campo. Os participantes foram considerados protagonistas de sua aprendizagem, mediada pelos focalizadores. As atividades demonstraram ser um eficiente instrumento de aproximação dos participantes com questões socioambientais da cidade, tais como conservação do patrimônio natural e preservação da biodiversidade, arborização urbana e história ambiental. A repercussão foi positiva na aprendizagem no sentido de garantir motivação significativa para mudança consciente de atitude em relação ao ambiente.

Palavras-chave: Avifauna, Arborização, Educação.

Abstract

The present paper analyzes the planning, elaboration and execution stages of three educational interventions contextualized in the relationship between trees and birds, composed of theory associated with educational games, dynamics and activities that aimed to sensitize participants to the importance of environmental conservation. Known as Tree and Bird Observation Meetings, these interventions occurred in July, August and September 2017, providing observation experiences and playful activities of environmental education for sixty-seven people of varied ages, with a focus on ornithology and botany. Satisfactory results were obtained from the perception of the active involvement of the members during the four hours of each intervention, which were divided proportionally in theoretical expositions and field practices. The participants were considered protagonists of their own learning, mediated by the focal points. The activities proved to be an efficient tool for approaching participants with socio-environmental issues of their city, such as natural heritage conservation and biodiversity preservation, urban afforestation and environmental history. The learning outcomes were positive, guaranteeing significant motivation for conscious change of attitude towards the environment.

Keywords: Avifauna, Arborization, Education

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