I Seminário Internacional - "Oceanos livres de plásticos"

Elizabeth Grimberg, Renato Prado, Clauber Leite

Abstract


Aproximadamente 300 milhões de toneladas/ano de plásticos são geradas atualmente em nosso planeta, sendo 1/3 desssa composição oriunda de embalagens. Desse total 8 milhões de toneladas/ano de plásticos acabam chegando ao mar. A crescente presença de plásticos nos oceanos causa a morte de peixes e animais marinhos, contaminação, dificuldades de navegação e impactos ambientais. Esses fatores também refletem no desenvolvimento regional, na alimentação e nos aspectos econômicos.

A aliança Global GAIA, em parceria com inúmeras instituições em diversos continentais, lançou em 12 de setembro de 2016, o Movimento Livre-se dos Plásticos (BFFP). O Instituto Pólis enquanto representante da América Latina no Comitê Global de Líderes da Rede Internacional  GAIA - Global Alliance Incinerator Alternatives, co-promotor da Aliança resíduo Zero, comprometeu-se em dinamizar este proceso

Dentro deste contexto, em 2018, com parceria com a Revista Unisanta Bioscience, realiza-se esta primeira edição especial associada ao 1º Simposio Internacional "Oceanos Livres de Plásticos" com relatos de Atividades e Projetos de Educação Ambiental, onde se reportam as principais atividades desenvolvidas sobre esse tema.

Com grande satisfação chegamos a esta edição com um número expressivo de artigos de diferentes organizações e Institutos, demonstrando a diversidade de ações desenvolvidas pelas suas equipes junto a sociedade.

As ações destas organizações ainda são pouco conhecidas e pouco compreendidas quanto sua importância e função. O trabalho principal que cada uma desenvolve é de pouca visibilidade para o público leigo, no entanto, muitas delas também exercem a função de combater a falta de conhecimentos ambientais de nossa sociedade por meio de cursos, palestras, exposições entre outras.

Esses projetos, além da comunidade externa as instituições, envolvem alunos de diferentes níveis de escolarização  colaborando para o aprimoramento de sua formação e atuação social. O resultado dessa dedicação é apresentado a seguir.

Esperamos que esse número especial possa inspirar e motivar outras organizações  e seus associados a iniciar atividades de divulgação científica fortalecendo suas ações perante a sociedade, e o mais importante, colaborando com a democratização do conhecimento científico sobre este grave problema dos plásticos nos oceanos.

Bom proveito a todos!

 

 

Elizabeth Grimberg, Renato Prado e Clauber Leite

Comissão de Coordenação do Projeto Grande Ação Oceanos Livres de Plásticos.  Editores convidados da Edição Especial da Revista Unisanta Bioscience Vol 7 nº6 (2018)

 


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.