Apresentação do I Workshop para o Ensino Inclusivo de Ciências da Vida

Leandro Mantovani de Castro, Odair José Garcia de Almeida

Abstract


Nos últimos anos, políticas educacionais voltadas ao indivíduo com deficiência têm sido discutidas e recomendadas pelos órgãos governamentais, levando a criação de diversos programas a favor da inclusão, assim como implantação de infraestrutura e recursos didáticos que atendam as devidas necessidades, com a distribuição de material pedagógico específico, além de cursos de formação continuada. Contudo, muitos educadores relatam ainda um despreparo para enfrentar esta realidade. Diante deste cenário, a grade curricular dos cursos de Licenciatura tem passado por reestruturações, incluindo aspectos para uma educação que atenda as demandas de alunos com necessidades especiais, como por exemplo, a inclusão da disciplina de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Por outro lado, o Ensino de Ciências, tem muito a avançar em relação à educação inclusiva, do ensino básico aos níveis superiores, desde infraestrutura (salas de aulas e laboratórios) adequada e acessível às pessoas com deficiência de locomoção, até metodologias e dispositivos que possam promover a inclusão de fato.

A Universidade Estadual Paulista (UNESP), preocupada com a qualidade na formação de recursos humanos na área educacional, fomenta o ensino inclusivo, por meio de programas com projetos de ensino, conectando os alunos de Licenciatura com os professores e alunos da rede pública, proporcionando o desenvolvimento de instrumentos que possam auxiliar a melhoria dos processos de ensino-aprendizado, bem como da prática docente. O desenvolvimento de dois destes projetos, mais especificamente, os projetos Bio.Tátil e Jardim Sensorial no Lar das Moças Cegas de Santos, levou a organização da I Feira da Bio.Inclusão no ano de 2017, e teve como objetivo oferecer à população um espaço não formal de ensino, no formato de feira de Ciências, aberto principalmente ao público da educação especial da Baixada Santista. No ano 2018, além de promover a II Feira da Bio.Inclusão, aconteceu o I Workshop para Ensino Inclusivo de Ciências da Vida. Durante o evento foram abordados temas como: políticas públicas voltadas para educação do aluno com deficiência; metodologias de ensino inclusivas e avanços científicos na área da genética. Adicionalmente, aconteceu um simpósio com a apresentação de trabalhos. Estes trabalhos estão reunidos neste Volume Especial da Revista UNISANTA Bioscience, e abordam o desenvolvimento de metodologias, recursos didáticos e relatos de experiências dentro da perspectiva da educação inclusiva.

Agradecimentos especiais a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) através do Diretor da área de Pedagogia Prof. Dr. Fábio Giordano, à equipe pedagógica do Lar das Moças Cegas de Santos, ao Grupo Pet Litoral da UNESP de São Vicente, à Universidade Estadual Paulista (Programa Núcleos de Ensino/PROGRAD/UNESP), bem como a todos os voluntários pelo apoio na realização do evento.

Prof. Dr. Leandro Mantovani de Castro

Prof. Dr. Odair José Garcia de Almeida

 

Professores do Instituto de Biociências

Campus do Litoral Paulista - UNESP, São Vicente (SP)

Editores especialmente convidados para o Volume  UNISANTA Bioscience

I Workshop para o Ensino Inclusivo de Ciências da Vida


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.