O ESTOURO DA PIPOCA PARA DEFICIENTES VISUAIS – MAQUETE TÁTIL COLABORATIVA AO ENSINO DE BOTÂNICA

Beatriz Dean Rizzo, Odair José Garcia de Almeida

Abstract


Nowadays, the teaching of botany may be characterized as boring and theoretical, and it may even be labeled by the absence of didactic materials that help the learning process. For the visually impaired people, the reality is even more complex, with the absence of tactile materials about this matter. The purpose of tactile models is to facilitate the approach of the visually impaired people for daily situations, in this case, it is the popcorn pop. An event that implies difficulty in understanding because the reduced size of the popcorns, as well as the speed of the burst. According to the experience in the event, the curiosity and animation of the students regarding the physical, chemical and botanical knowledge about the phenomenon was perceptible. This demonstrates an obvious need for playful objects that allude to daily situations that are not possible to be perceived without sight.

Keywords: Didactic Material; Science Teaching; Botany; Visual impairment

___________________________________________________________________

Ainda hoje, o ensino de botânica pode ser caracterizado como desinteressante e teórico, podendo ser rotulado pela ausência de materiais didáticos que ajudem no aprendizado. Para os deficientes visuais, a realidade é ainda mais complexa, existindo uma defasagem de materiais táteis acerca do assunto. O objetivo das maquetes táteis é facilitar a aproximação dos deficientes visuais a situações cotidianas e, nesse caso, o estouro do milho. Um evento que implica dificuldade de compreensão pelo tamanho reduzido dos grãos bem como pela velocidade que a pipoca estoura. De acordo com a vivência no evento, foi perceptível a curiosidade e animação dos alunos a respeito do conhecimento físico, químico e botânico sobre o fenômeno. Isso demonstra evidente necessidade da produção de objetos lúdicos que aludam situações cotidianas muito difíceis de serem percebidas por pessoas sem a visão.

Palavras-chave: Material Didático; Ensino de Ciências; Botânica; Deficiência visual.

 

 


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.