Desempenho ambiental em duas Escolas Estaduais de São Vicente - SP

Cristiane Ramon Sampaio, Fernanda Ribeiro de Freitas, Lucimara Ramon Sampaio, Walter Barrella

Abstract


Um dos grandes desafios do ser humano atualmente é transmitir valores visando a responsabilidade no bem comum. O grande pilar da humanidade é a educação e sua formação é desenvolvida nas escolas, porém sem um plano pedagógico voltado para a Educação Ambiental, fica praticamente extinto o comprometimento da comunidade escolar com o meio em que ele vive. A escola tem a responsabilidade de ajudar a criar uma sociedade responsável socialmente visando à sustentabilidade que está ligada à economia, à preservação e à justiça social. Utilizando a percepção ambiental que cada individuo tem. O programa Eco Escolas, implementado pela FEE- Foundation for Environmental Education desde 1990, busca a interação de cotidiano de sustentabilidade através de ações na vida escolar, fornecendo um sistema integrado de gestão ambiental das escolas com base em uma abordagem ISO 14001/EMAS. Este estudo teve o objetivo de realizar o diagnóstico ambiental na Escola Estadual Prof.ª Maria Thereza da Cunha Pedroso e na Escola Estadual Deputado Antônio Moreira Coelho ambas localizadas em São Vicente - São Paulo. Os resultados foram obtidos através de inquéritos realizados com os estudantes e auditoria sobre os temas água, resíduos, energia, mobilidade, ruídos, biodiversidade, mar, floresta, espaços exteriores da escola, agricultura orgânica, alimentação e gestão ambiental. Através da análise destes resultados concluiu-se que os temas com os melhores desempenhos ambientais são mobilidade, energia e espaços externos. Verificou-se que quanto maior o índice de desempenho de gestão ambiental melhores são os resultados dos demais índices e consecutivamente mais alto será o índice global. O índice global da Escola Maria Thereza foi de 30,13% e a Escola Deputado foi de 39,25% devido aos temas de gestão ambiental, floresta, agricultura orgânica e biodiversidade

Palavras-Chave: Sustentabilidade. Percepção Ambiental. Direito. Comunidade. Responsabilidade.


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