Conhecendo o Herbário ASE através da pesquisa e extensão

Marla Ibrahim Uehbe de Oliveira, Marta Cristina Vieira Farias, Gilmara da Silva Freire, Ana Paula do Nascimento Prata

Abstract


O estado de Sergipe é o menor da federação, possuindo uma área que representa menos de 2% da região Nordeste do Brasil. Características relacionadas ao clima, regime pluviométrico e altitude definem diferentes formações vegetais. O Herbário da Universidade Federal de Sergipe (ASE) foi criado em 1974 com o intuito de registrar a flora do Estado e dar suporte a projetos desenvolvidos na universidade. Atualmente, o ASE possui mais de 38.500 amostras, grande parte com informações disponíveis em bancos de dados digitais. As ações de pesquisa não se encontram dissociadas da transmissão dos conhecimentos à sociedade, e isto têm sido realizado através de atividades de extensão. Merecem destaque neste artigo aquelas relacionadas às coleções didáticas. Estas atividades utilizaram plantas dos Biomas Caatinga e Mata Atlântica como forma de auxiliar o aprendizado de Botânica no Ensino Fundamental, Médio e Superior em Sergipe. Foram confeccionadas exsicatas de angiospermas e samambaias ornamentais e de uso medicinal. Frutos secos e pôsteres explicativos sobre os biomas citados, o Herbário ASE, e a Flora de Sergipe foram reaproveitados de apresentações anteriores em eventos científicos. Mostras em escolas e na UFS alcançaram um público de quase 400 pessoas. Monografias de alunos de graduação foram inspiradas em trabalhos de pesquisadores do ASE, resultando na elaboração de recursos didáticos lúdicos, que incentivam o trabalho em equipe e oportunizam uma maior compreensão dos conteúdos de Botânica. Percebe-se que ainda há lacunas a serem preenchidas, e isto é prioridade para a Equipe do Herbário ASE. Projetos envolvendo novas parcerias estão sendo firmados, e o envolvimento de alunos de graduação será sempre incentivado, seja através de estágios ou de monografias de conclusão de curso.

Palavras-Chave: Carpoteca, Flora, Recurso didático, Sergipe.


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