ASSESSORAMENTO PSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: O QUE É E COMO SE FAZ

Helineide Azevedo

Abstract


Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo compreender a dinâmica da atuação psicopedagógica e a prática de assessoramento nesta área. Embasada pelos principais estudiosos da Psicopedagogia: Porto (2011), Bossa (2011) Pain (1985), Echeita (2011), Rodríguez (2011), Gairín (2011), Fagali (2009) e Vale (2009) foi possível compreender que o trabalho de assessoramento tem caráter preventivo e interventivo junto aos atores que compõem a instituição escolar contribuindo com suas práticas, com o desenvolvimento de projetos e ações que interferem, significativamente, para uma aprendizagem efetiva dos alunos. Conclui-se, que faz parte da atuação do assessor psicopedagógico, colaborar e promover a interação entre todos os agentes de aprendizagem independente das funções que cada um desempenha na instituição, uma vez que a aprendizagem não se restringe a forma sistemática, mas também assistemática. Em suma, o assessor compartilha o seus conhecimentos, promove o trabalho colaborativo e efetivo nas instituições educacionais tendo como objetivo principal à aprendizagem dos envolvidos no processo.

PALAVRAS-CHAVE: assessoramento psicopedagógico, instituição educacional, aprendizagem.


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