A MEDIAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NUM PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LEITURA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SANTOS

Bruno Bispo, Debora Gil Souza, Irene Silva Coelho, Renata Barrocas

Abstract


Este artigo apresenta reflexões sobre o papel mediador do coordenador pedagógico em um projeto interdisciplinar de leitura chamado “Santos à Luz da Leitura” desenvolvido pela Rede municipal de ensino de Santos que é desenvolvido em suas escolas com o objetivo de promover o fomento à leitura e articulação entre a Literatura e a Arte. A rede de ensino do município conta com 36 escolas de ensino fundamental I e com 16 de fundamental II, ainda mantém unidades de tempo integral. Para o desenvolvimento dessas reflexões, utilizamos a pesquisa documental sobre a formulação e implementação do projeto. Esses documentos são encontrados na Secretaria Municipal de Educação do município. Enquanto integrantes desta pesquisa, além da participação no projeto tanto no que se refere à formação dos coordenadores, quanto no desenvolvimento dos materiais disponibilizados aos professores para o desenvolvimento das práticas interdisciplinares a serem realizadas na sala de aula, compilamos todo o material desenvolvido nas escolas.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Coordenador Pedagógico. Formação de professores.  Mediação.

Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.