Características estratégicas dos ativos intangíveis e o desempenho econômico da empresa

Marcelo Monteiro Perez, Rubem Famá

Abstract


O processo de globalização das economias e os avanços da tecnologia da informação estão acirrando a competição entre as empresas, forçando-as, cada vez mais, a diferenciarem-se de seus concorrentes. Ativos intangíveis como marcas, patentes, capital intelectual ou direitos autorais, por exemplo, são ativos singulares, geralmente oriundos de inovação e conhecimento, cujas características únicas poderiam permitir uma diferenciação entre as empresas e a obtenção de vantagens competitivas muito difíceis de serem eliminadas. Pesquisas demonstram que as empresas estão utilizando combinações estratégicas e inovadoras de ativos tangíveis e ativos intangíveis, e que a geração de riqueza nas empresas está cada vez mais relacionada aos ativos intangíveis. Os objetivos desse artigo são apresentar as características estratégicas dos ativos intangíveis e verificar a existência de uma possível correlação entre a maior presença de ativos intangíveis e um desempenho econômico superior nas empresas, demonstrando estatisticamente, se os ativos intangíveis podem ser responsáveis por uma maior geração de valor aos acionistas. Os resultados obtidos com centenas de empresas são significativos e comprovam a existência desta correlação.

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