Métricas de retorno e a geração de valor ao acionista

Marcelo Monteiro Perez

Abstract


A maximização do valor da empresa para seus acionistas é o objetivo central de todos os administradores, assim, a gestão empresarial com foco na geração de valor, não apenas é de fundamental importância para a sobrevivência da empresa no longo prazo, mas também, estimula o seu crescimento através de novos investimentos pelos seus acionistas e credores. Mas como mensurar esta geração de valor? Como avaliar se os resultados obtidos estão adequadamente remunerando as fontes de financiamento da empresa, dados os riscos envolvidos? Este artigo apresenta conceitos contábeis de análise de resultados como: ROI, ROE, LPA e EBITDA, concluindo sua apresentação teórica e prática, apresentado conceitos modernos como EVA, MVA, CVA, TSR e CFROI. Apesar da compreensão de que todos estes consagrados métodos de apuração da geração de valor possuem o mesmo enfoque, ou seja, mensurações do mesmo objeto, o patrimônio, através de suas mutações, os resultados, são elaboradas análises comparativas para evidenciar diferenças técnicas e conceituais entre tais métodos. Este artigo faz também uma analise dos resultados das empresas do setor siderúrgico no Brasil, conforme as diversas métricas apresentadas.

Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.