Análise de procedimentos avaliativos e avaliação de aplicativos desenvolvidos, no âmbito do ProfBio, para o ensino de biologia no ensino médio

Conteúdo do artigo principal

Vladimir Stolzenberg Torres
Profa. Dra. Daniela Cristina de Toni

Resumo

Este artigo investiga a viabilidade de identificar operações lógicas e infralógicas no contexto da análise operatória, utilizando os aplicativos "Desvendando as células-tronco" e "Anatomolde". A pesquisa foi estruturada como um estudo de caso único, com base na Epistemologia Genética, e analisada por meio do método clínico de Piaget. Um ponto central é a observação de que a identificação dessas operações na lógica do sujeito sugere uma consideração importante tanto para a Psicologia quanto para a Ciência da Computação: a de que sujeito e objeto devem ser analisados em conjunto, alinhando-se à ideia de Piaget de que o que se constrói mais relevante é a interação entre ambos, e não isoladamente em um ou outro. 

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vladimir Stolzenberg Torres, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

É graduado em Ciências Biológicas (LP) pela PUCRS, em Gestão Ambiental pelo Uniasselvi, em Serviços Jurídicos pela Faveni; em Filosofia pela Unifaveni; e bacharelando em Direito pela Unifin; Especialista Multidisciplinar (vários cursos); com Mestrado em Biociências (Zoologia) pela PUCRS, Mestrando em Ensino de Biologia pela UFSC; Doutorado em Informática na Educação pela UFRGS; Pós-doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo IMED. Atualmente é Especialista e Defensor Dativo do Conselho Regional de Biologia 3 Região; Parecerista para vários periódicos científicos; credenciado como Perito Judicial junto ao Tribunal de Justiça do RS; credenciado como Conciliador junto ao Conselho Nacional de Justiça; Professor da Rede Pública Estadual; e Biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre. 

Profa. Dra. Daniela Cristina de Toni, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professora Associada III da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: drosophila, evolução, ecologia, santa catarina, cardini group e ensino de evolução. Tem interesse na área do Ensino de Genética e Evolução e atua em projetos de extensão envolvendo ensino de Biologia e divulgação científica.