Avifauna observada na área urbana e faixa litorânea da praia da Pinheira, Palhoça, SC

Conteúdo do artigo principal

Vladimir Stolzenberg Torres
Felipe Silveira Stolzenberg Torres

Resumo

O estudo sobre a avifauna da praia da Pinheira, em Palhoça (SC), analisou as espécies observadas no período de verão ao longo de dez anos. A urbanização impacta significativamente a biodiversidade local, alterando paisagens e influenciando a fauna. Algumas espécies adaptam-se ao ambiente urbano, enquanto outras sofrem com a perda de hábitat. A pesquisa utilizou avistamento direto como método de monitoramento. Para comparação de dados, foi aplicado o Índice de Similaridade de Jaccard. O estudo registrou 29 espécies de aves. Observações detalhadas destacaram espécies como Mimus saturninus, adaptada ao ambiente urbano, e Estrilda astrild, cuja presença está ligada à vegetação local. Além disso, foi constatado que algumas aves podem ser provenientes de fugas ou introduções humanas, como Amazona aestiva e Myiopsitta monachus. O levantamento destaca a importância de inventários faunísticos na tomada de decisões sobre a gestão ambiental, enfatizando a dinamicidade da fauna urbana e a necessidade de futuras atualizações na lista de espécies observadas.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vladimir Stolzenberg Torres, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

É graduado em Ciências Biológicas (LP) pela PUCRS, em Gestão Ambiental pelo Uniasselvi, em Serviços Jurídicos pela Faveni; em Filosofia pela Unifaveni; e bacharelando em Direito pela Unifin; Especialista Multidisciplinar (vários cursos); com Mestrado em Biociências (Zoologia) pela PUCRS, Mestrando em Ensino de Biologia pela UFSC; Doutorado em Informática na Educação pela UFRGS; Pós-doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo IMED. Atualmente é Especialista e Defensor Dativo do Conselho Regional de Biologia 3 Região; Parecerista para vários periódicos científicos; credenciado como Perito Judicial junto ao Tribunal de Justiça do RS; credenciado como Conciliador junto ao Conselho Nacional de Justiça; Professor da Rede Pública Estadual; e Biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre. 

Felipe Silveira Stolzenberg Torres, Comando Militar do Sul - 3ª Região

Tem experiência na área de Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ictiofauna, diversidade, estrutura de comunidade, biodiversidade e invertebrata. Atuando em estudos de Gastronomia a contar de 2024. Aspirante a Oficial R2 da Arma de Engenharia, pelo CPOR de Porto Alegre, em dezembro de 2025.