ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: UM ESTADO DA ARTE SOBRE AULAS DE CAMPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NAS PESQUISAS PUBLICADAS NO CONEDU Clécio Danilo Dias da Silva, Daniele Bezerra dos Santos

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Resumo

As atividades de campo ampliam os horizontes do conhecimento para além dos limites escolares, aproximando os estudantes dos elementos naturais, culturais e socioeconômicos presentes em seu entorno. Este estudo visa analisar as contribuições apresentadas no Congresso Nacional de Educação (CONEDU) sobre o tema das aulas de campo no ensino de Ciências e Biologia. Para isso, foram examinados os anais de cinco edições do evento (2018-2022), buscando-se trabalhos relacionados ao ensino de Ciências Biológicas, Ciências da Natureza e áreas afins por meio dos descritores "Aulas de Campo". Após uma análise criteriosa, observou-se que, dentre os 17.235 trabalhos científicos publicados, apenas dez abordavam especificamente o uso de aulas de campo no contexto do ensino de Ciências e Biologia, tanto na educação básica (seis trabalhos) quanto no ensino superior (quatro trabalhos). Destes, a maioria (sete trabalhos) descrevia atividades realizadas em ambientes naturais, enquanto dois se referiam a espaços institucionais. Um estudo investigou a percepção dos alunos sobre as aulas de campo em sua formação acadêmica e profissional. Embora o número de trabalhos seja limitado em relação ao total de produções do CONEDU, acredita-se que a relevância das aulas de campo como prática educativa venha a ser mais explorada em futuras edições do evento e em outras plataformas de divulgação científica, à medida que os educadores buscam compartilhar suas experiências pedagógicas em contextos acadêmicos e científicos.


 

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