A REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NOS CASOS DE EPILEPSIA INFANTIL

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MIKAELLY CAVALCANTI
Diego Gomes da Silva Melo

Resumo

Nos últimos anos o mundo vem enfrentando um crescimento considerável nos casos de epilepsia. Compreende-se que a patologia não é um fenômeno novo e já foi descrita em diferentes momentos da história. Diante deste cenário de evolução, identifica-se que metade dos casos das síndromes epiléticas tem início na infância, em crianças menores de 5 anos de idade. O diagnóstico precoce de epilepsia ocasiona grande impacto na vida da criança e dos familiares. O paciente que não tem o tratamento adequado, pode suscitar prejuízos em várias áreas de sua vida, com repercussão no seu comportamento e aprendizado. Percebe-se nesses casos a importância desse mapeamento cerebral, a fim de verificar quais as áreas corticais estão preservadas e quais estão afetadas, e assim, permitir que a equipe multiprofissional realize da melhor maneira possível as intervenções necessárias dentro de cada especificidade. Portanto, este estudo oferece como problema de pesquisa: Como ocorre a reabilitação neuropsicológica nos casos de epilepsia infantil? Assim, o objetivo geral é investigar como ocorre a reabilitação neuropsicológica nos casos de epilepsia infantil. Assim, os objetivos específicos são: 1) compreender o contexto histórico da epilepsia; 2) estudar a epilepsia infantil na atualidade; 3) descrever como ocorre a reabilitação neuropsicológica em casos de epilepsia infantil. A justificativa dessa problemática dar-se-á pela ausência de informações disponibilizadas na literatura acerca desse assunto, paralela a urgência de discussões sobre a temática.

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Artigos