OS PROTOCOLOS UTILIZADOS NO DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO - TEA

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DIEGO GOMES DA SILVA MELO MELO
Mikaelly Cavalcanti Borges
Elis Madeira Velho Vassão
Marcia Regina Silva do Vale

Resumo

O Transtorno do Espectro Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por padrões de comportamentos repetitivos e dificuldade na interação social, que afeta o desenvolvimento. Seus sintomas são irritabilidade, agitação, autoagressividade, hiperatividade, impulsividade, desatenção, insônia, entre outros. Dito isto, a avaliação baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), utilizando-se de protocolos específicos, é considerada um dos métodos mais eficazes para auxiliar no seu tratamento. Desta forma, este estudo tem o problema de pesquisa: Quais são os protocolos utilizados no diagnóstico e avaliação de crianças com TEA? Logo, o objetivo geral é apresentar os protocolos utilizados no diagnóstico e avaliação de crianças com TEA. Assim, os objetivos específicos são: 1) Estudar o TEA; 2) Discutir a avaliação nos casos de TEA; 3) Identificar os principais protocolos utilizados durante o diagnóstico e avaliação de crianças com TEA. A justificativa pela problemática dar-se-á para produção de novas pesquisas sobre o tema no âmbito científico, ressaltando a relevância do estudo. Utilizou-se da abordagem qualitativa por meio do método bibliográfico.

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Artigos