NEUROCIÊNCIAS E FUNÇÕES EXECUTIVAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Conteúdo do artigo principal

Tatiane Aparecida de Castro
Elis Madeira Velho Vassão
Mikaelly Cavalcanti Borges
Diego Gomes da Silva Melo

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição das neurociências para a compreensão do desempenho escolar de estudantes do Ensino Fundamental II, com foco especial nas funções executivas. A partir de uma revisão bibliográfica, discutem-se conceitos centrais como plasticidade cerebral, estruturas envolvidas no aprendizado, processos cognitivos da adolescência, memória, atenção, emoções e motivação. Aprofunda-se a relação entre funções executivas e habilidades acadêmicas, apresentando estratégias pedagógicas baseadas na neurociência para promover o desenvolvimento dessas funções. Por fim, destaca-se a importância da parceria entre escola e família para potencializar o desempenho escolar e o desenvolvimento socioemocional. Os resultados apontam para a necessidade de práticas educacionais alinhadas ao funcionamento cerebral, respeitando a singularidade do estudante e promovendo uma aprendizagem significativa.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Tatiane Aparecida de Castro, FICS

Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, Mestranda em Neurociências pela FICS; Especialista em Neuropsicologia e em Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento.

Elis Madeira Velho Vassão, FICS

Psicopedagoga; Mestranda em Neurociências pela FICS; Especialista em Psicomotricidade e Psicopedagogia; Professora de pós-graduação UNISANTA- Santos /SP e FTM João Pessoa/PB.

Mikaelly Cavalcanti Borges, FICS

3Graduação em Psicologia (FACHO); Especialização em Neuropsicologia (ESUDA); Especialização em Terapia Cognitiva Comportamental (ESUDA); Mestranda em Neurociências (FICS).

Diego Gomes da Silva Melo, FICS

Graduação em Psicologia (FACHO); Licenciatura em Psicologia (FACHO); Especialização em Neuropsicologia Clínica (INAP); Especialização em Terapia Cognitiva Comportamental (FAFIRE); Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Atrasos no Desenvolvimento (CEFAPP); Mestrando em Neurociências (FICS).