NEUROCIÊNCIA E PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Conteúdo do artigo principal

Yone Wanderley da Nóbrega Gouveia
Noboru Ito Júnior
José Irineu Gorla
Elis Madeira Velho Vassão
Márcia Rodrigues de Lyra Pereira
Marcia Regina Silva do Vale

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica com o objetivo de analisar as contribuições da psicomotricidade e da neurociência para a qualificação das práticas pedagógicas na Educação Infantil. Fundamentado em autores clássicos e contemporâneos, o estudo destaca a importância do corpo como mediador do conhecimento, do movimento como linguagem da infância e da afetividade como elemento estruturante da cognição. A articulação entre os campos da psicomotricidade e da neurociência permite compreender a aprendizagem como um processo integrado, envolvendo dimensões motoras, cognitivas, emocionais e sociais. Os resultados evidenciam que, apesar da relevância teórica desses campos, ainda existem lacunas significativas na formação inicial dos professores da Educação Infantil, principalmente quanto à inserção de conteúdos relacionados à corporeidade e ao funcionamento cerebral nos currículos de Pedagogia. Diante disso, o artigo aponta a necessidade de reestruturação da formação docente e valorização de práticas pedagógicas que integrem corpo, emoção e cognição como caminhos para uma educação mais humanizada e eficaz.


 

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Yone Wanderley da Nóbrega Gouveia, FTMPB

Psicóloga pela UNIPÊ/CRP13/2930; Mestranda em Neurociências pela FICS; Especialista em Psicomotricidade pela UNIFIP e Psicopedagogia pela UNIPÊ; Coordenadora e Professora de pós-graduação da - FTM –João Pessoa/PB; Membro externo do Projeto de Extensão Movimento Brincante (UFPB).

Noboru Ito Júnior, PUCMG

Mestre em Saúde da Comunicação Humana – FCMSCSP, Psicomotricista, Psicopedagogo e Neuropsicopedagogo, especialista em Educação Infantil, Advogado, Professor de Educação Física.

José Irineu Gorla, UNICAMP

Livre Docente e Doutor pela Faculdade de Educação Física -UNICAMP; Professor e Pesquisador (aposentado) – Faculdade de Educação Física/Programa de pós-graduação FEF/ UNICAMP; Proprietário do centro de desenvolvimento ACELERAR.

Elis Madeira Velho Vassão, FTMPB

Psicopedagoga; Mestranda em Neurociências pela FICS; Especialista em Psicomotricidade e Psicopedagogia; Professora de pós-graduação UNISANTA- Santos /SP e FTM João Pessoa/PB

Márcia Rodrigues de Lyra Pereira, FICS

Neuropsicopedagoga; Mestranda em Neurociências pela FICS; Especialista em Neuropsicopedagogia; TDAH; Psicomotricidade; Reabilitação Cognitiva e Neurofeedback; Professora de pós-graduação CENSUPEG /Joinville – SC; Proprietária do Espaço UP Neuropsicopedagogia.

Marcia Regina Silva do Vale, UNISANTA

Profª Dra da UNISANTA (presencial e EAD), Coordenadora Institucional do PIBID-Unisanta, Diretora de Articulação do Municipio de Santos.