DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA EM CRIANÇAS DE 10 E 11 ANOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE: ESTUDO DE CASO SOB A PERSPECTIVA DA NEUROPSICOPEDAGOGIA

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Renata Aguilar

Resumo

Ressignificar estratégias curriculares pode ser um grande desafio quando se trata de escolas pós-pandemia. O objetivo geral estabelecido nesta pesquisa foi analisar e comparar como estratégias baseadas nas Neurociências podem contribuir para uma melhora na aprendizagem e se crianças com maior risco de vulnerabilidade econômica e social terão maiores prejuízos cognitivos e acadêmicos em relação às crianças com maior poder aquisitivo. A pesquisa analisou 90 crianças de escola pública com tempo de duração de 8 meses. Dentre as ações destacadas foram utilizadas diferentes estratégias para que os alunos avancassem tanto na área da linguagem. Foi destacado as variáveis como defasagem de conteúdo, diferenças sociais, falta de acesso a eventos culturais e tecnológicos e recursos materiais.  O estudo, de natureza aplicada e de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizou-se da pesquisa-ação como estratégia para a coleta e análise de dados. Fundamentado em aspectos práticos e teóricos as ações foram elaboradas a partir de estratégias da Neurociência e da Educação que visam melhorar a qualidade acadêmica dos alunos que finalizaram o Ensino Fundamental I. Diante das coletas de dados e das variáveis foi possível concluir que houve avanços significativos em todas as turmas analisadas, porém os resultados quantitativos na escola pública são menores do que na escola particular. Foi concluído que os avanços foram fundamentais para os alunos, criaram vínculos emocionais com a pesquisadora e relataram a motivação pela leitura e escrita a partir da pesquisa, que haveria continuidade no que aprenderam. 

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Renata Aguilar, Renata Aguilar

Graduada em educação física e pedagogia, pós-graduada em administração escolar, psicopedagogia, neuropsicopedagogia, especialista no ensino da matemática. Mestre em intervenção psicológica do desenvolvimento e educação. Doutora em neurociência e educação.