A PSICOMOTRICIDADE NA PRÁTICA CLÍNICA

Conteúdo do artigo principal

José Irineu Gorla
Karina Santos Guedes de Sá
Yone Wanderley da Nóbrega Gouveia

Resumo

A psicomotricidade, como abordagem interdisciplinar, vem ganhando destaque na prática clínica por promover a integração entre aspectos motores, emocionais e cognitivos. Este artigo tem como objetivo discutir a aplicação clínica da psicomotricidade em diferentes faixas etárias e condições, destacando suas contribuições terapêuticas baseadas em evidências neurocientíficas e psicocorporais. São apresentados fundamentos teóricos, estratégias práticas e estudos científicos que sustentam a relevância da psicomotricidade no cuidado integral ao sujeito.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Irineu Gorla, UNICAMP

Professor e Pesquisador (aposentado) – Faculdade de Educação Física. Orientador no Programa de pós-graduação da Faculdade de Educação Física / UNICAMP. Livre Docente pela Faculdade de Educação Física -UNICAMPPós-Doutor nas Faculdade de Medicina da UNICAMP. 

Karina Santos Guedes de Sá, UNICAMP

Fisioterapeuta pela UFPA. Mestra em Ciéncias do Movimento Humano pela UFPA. Estudante de doutorado pela FEF/UNICAMP

Yone Wanderley da Nóbrega Gouveia, FTMPB

Psicóloga pela UNIPÊ/CRP13/2930; Mestranda em Neurociências pela FICS; Especialista em Psicomotricidade pela UNIFIP e Psicopedagogia pela UNIPÊ; Coordenadora e Professora de pós-graduação da - FTM –João Pessoa/PB; Membro externo do Projeto de Extensão Movimento Brincante (UFPB).