A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR PARA APRENDIZAGEM DA ESCRITA CALIGRÁFICA EM UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Conteúdo do artigo principal

Yone Wanderley da Nóbrega Gouveia
Noboru Ito Júnior
Márcia Rodrigues de Lyra Pereira

Resumo

Este estudo teve como objetivo explorar a importância do Desenvolvimento Psicomotor como pré-requisito para a alfabetização da escrita caligráfica. Relacionando as experiências oferecidas na educação infantil com o neurodesenvolvimento. Procuramos, então, conhecer os fundamentos teóricos da neurociência e do desenvolvimento Psicomotor que possam influenciar na escrita. Posteriormente, foram realizadas pesquisas bibliográficas que relacionam o movimento com a aquisição da escrita. No mais, estimular estes conhecimentos ao professor de Educação Infantil e de que trabalham com a alfabetização é de essencial importância para uma aprendizagem qualitativa. Apresenta-se também uma análise da relação entre educação psicomotora e dificuldades de aprendizagem, principalmente que impactam nas dificuldades relacionadas à escrita.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Yone Wanderley da Nóbrega Gouveia, FTMPB

Psicóloga pela UNIPÊ/CRP13/2930; Mestranda em Neurociências pela FICS; Especialista em Psicomotricidade pela UNIFIP e Psicopedagogia pela UNIPÊ; Coordenadora e Professora de pós-graduação da - FTM –João Pessoa/PB; Membro externo do Projeto de Extensão Movimento Brincante (UFPB).

Noboru Ito Júnior, PUCMG

Mestre em Saúde da Comunicação Humana – FCMSCSP, Psicomotricista, Psicopedagogo e Neuropsicopedagogo, especialista em Educação Infantil, Advogado, Professor de Educação Física.

Márcia Rodrigues de Lyra Pereira, FICS

Neuropsicopedagoga; Mestranda em Neurociências pela FICS; Especialista em Neuropsicopedagogia; TDAH; Psicomotricidade; Reabilitação Cognitiva e Neurofeedback; Professora de pós-graduação CENSUPEG /Joinville – SC; Proprietária do Espaço UP Neuropsicopedagogia.