BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO DE UM GRÁFICO ESPAÇO-TEMPO PARA O SEQUENCIAMENTO DE MANOBRAS DE NAVIOS NO CANAL DO PORTO DE SANTOS
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Resumo
O Porto de Santos é o maior porto da América Latina, corresponde por cerca de 30% das trocas comerciais brasileiras. O estreito canal do Porto possui 30km de extensão e 63 berços distribuídos ao longo dele, porém, apenas um acesso. Considerando a extensão do canal, cada navio ocupa apenas uma parte para que possa navegar, possibilitando a formação de comboios. Em que pese ser um conceito lógico, quando se avalia a possibilidade de cruzamentos e aumento do uso eficiente do canal, requer um controle preciso, para isso o artigo propõe uma ferramenta de monitoramento que possibilite uma representação visual da ocupação setorial do canal e manobras realizadas em tempo real, demonstrando que traria grande benefício operacional e gerencial, de forma que no futuro poderia ser utilizada como base comparativa e instrumento de acompanhamento dos eventos agendados por uma ferramenta de projeção da programação das manobras.