ANÁLISE TÉCNICA DAS VIAS INTERNAS DO PORTO DE IMBITUBA: AVALIAÇÃO ESTRUTURAL PARA PAVIMENTO WHITETOPPING

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MAURÍCIO TONIAL
THIAGO SELIGER WOELLNER
EDUARDO LOBO

Resumo

O sistema portuário brasileiro vem recebendo investimentos, por parte de empresas públicas e privadas para promover sua expansão e o seu desenvolvimento. O volume de importações e exportações do Brasil cresce à medida que vêm sendo desenvolvidos novos projetos para prover maior eficiência às áreas portuárias. O Porto de Imbituba, situado no sul de Santa Catarina, se destaca por ser o único porto catarinense que movimenta quaisquer tipos de cargas: contêineres, fertilizantes, carga geral, granel líquido e granel sólido. Aliado ao aumento da movimentação, a expectativa de crescimento evidencia a potencialidade de desenvolvimento do complexo portuário para toda a região. Este artigo analisa inicialmente o estado atual das vias internas do Porto de Imbituba, destacando o desgaste causado pelo tráfego pesado. Com o aumento da movimentação de cargas, a necessidade de manutenção se intensifica. O pavimento whitetopping, técnica de revestimento com concreto sobre o asfalto existente, é proposto como solução. Essa técnica oferece maior durabilidade e resistência, sendo adequada para áreas de tráfego intenso. A análise conclui que o whitetopping é uma opção viável para melhorar a infraestrutura do Porto de Imbituba, garantindo a eficiência das operações e reduzindo custos de manutenção em longo prazo.

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Artigos