A Escola como Centro de Múltiplas Estimulações e o uso das TDICs como Mediadora da Aprendizagem

Ilma Farias de Souza

Abstract


Este artigo apresenta subsídios teóricos sobre as possibilidades de utilização das tecnologias na Educação como recurso mediador na prática docente, com objetivo de motivar a aprendizagem. A metodologia utilizada foi qualitativa, realizada por meio de levantamento bibliográficos sobre os temas abordados. A análise dos dados apresentada de forma descritiva. À luz dos resultados, discutidos com fulcro literatura consultada, ressalta-se que a introdução de tecnologias digitais na mediação do ensino contribui na autonomia e na motivação do aluno. As metodologias ativas orientadas pelas tecnologias digitais propiciam ao professor assumir o papel de gerenciador e otimizador da aprendizagem. O estímulo de experiências, dentro e fora da sala de aula, contribui  para uma aprendizagem motivadora.

Palavras-chave: Tecnologia; Metodologia Ativa; Motivação; Aprendizagem.

The School as a Center for Multiple Stimulations and the use of TDICs as a Learning Mediator

This article presents theoretical support on the possibilities of using technologies in Education as a mediating resource in teaching practice, in order to motivate learning. The methodology used was qualitative, carried out by means of bibliographic survey on the topics covered. Data analysis presented in a descriptive way. In light of the results, discussed with the consulted literature, it is emphasized that the introduction of digital technologies in the mediation of teaching contributes to the student's autonomy and motivation. Active methodologies driven by digital technologies enable the teacher to assume the role of manager and optimizer of learning. The encouragement of experiences, inside and outside the classroom, contributes to motivating learning.

Keywords: Technology; Active Methodology; Motivation; Learning


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.