A efetividade do Projeto Viva-Verde como estratégia de Educação Ambiental na Educação Infantil

Sueli Silva Souza, Laura Roberta Sarmento de Barros, Paloma Kachel Gusso Choueri

Abstract


O presente estudo teve como objetivo avaliar a efetividade do Projeto Viva-Verde (PVV) como uma iniciativa de Educação Ambiental (EA) para os alunos da Educação Infantil (EI) de dois municípios diferentes.  Foram entrevistadas 65 crianças da faixa etária dos 5 anos, de três turmas distintas. Em duas turmas houve a aplicação do PVV (Guarujá e Bertioga) e na terceira turma não houve a aplicação do PVV (sala controle de Bertioga). Foram considerados os fatores socioeconômicos das crianças e a mudança de percepção em relação à destinação correta dos resíduos sólidos domiciliares. Os resultados foram comparados através de análise multifatorial (Permanova) e   concluiu-se que apenas a vivência do aluno é suficiente para alterar a percepção ambiental ao longo do tempo, que o PVV é eficaz, estimulando a aprendizagem das crianças nas questões ambientais e que existe diferença de respostas entre as cidades.

Palavras-chave: Educação Infantil; resíduos sólidos domiciliares; horta; adubo orgânico; Educação Ambiental.

The effectiveness of the Viva-Verde Project as Environmental Education strategy in Childhood Education

The present study aimed to evaluate the effectiveness of the Viva-Verde Project (PVV) as an Environmental Education (EA) initiative for Early Childhood Education (EI) students from two different municipalities. Were interviewed 65 children aged 5 years from three different classes. PVV was applied in one class in Guarujá and another class in Bertioga and was not applied in the third class in Bertioga (control class). The socioeconomic factors of the children and the change in perception regarding the correct disposal of household solid waste were considered. The results were compared through multifactorial analysis (Permanova) and it was concluded that only the student’s perception over time, that PVV is effective, stimulating children’s learning on environmental issues and that there is a difference in responses between cities.

Keywords: Childhood Education; solid household waste; vegetable garden; organic fertilizer; Environmental Education.

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