O Fenômeno das Escolas Bilíngues e as Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue

Silvia Lima Oliveira dos Santos

Abstract


Nos últimos anos evidenciou-se um aumento do número de escolas bilíngues nas grandes cidades e regiões metropolitanas. Este artigo buscou levantar informações sobre o aumento da oferta de escolas bilíngues, e discutir a recente aprovação das Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue, por meio de estudos bibliográficos de pesquisadores da área, sites e vídeo conferências. Este estudo apresenta novas perspectivas para a educação em um mundo globalizado e durante um tempo de pandemia. Conclui-se que nos últimos anos houve um acréscimo de escolas bilíngues nas grandes cidades brasileiras, porém pouco se sabe sobre as metodologias que essas escolas utilizam para que se denominem escolas bilíngues. Neste sentido, a aprovação das Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue é um avanço, e que pode ser vista não somente como um documento normativo, mas sim um manual, um guia para as boas práticas no ensino bilíngue.

Palavras-chave: Ensino Plurilíngue; Escolas Bilíngues; Cultura Multilíngue; Diretrizes Nacionais.

The Phenomenon of Bilingual schools and the National Guidelines for Multilingual Education

In recent years, there has been an increase in the number of bilingual schools in large cities and metropolitan regions. This article sought to gather information on the increase in the supply of bilingual schools, and to discuss the recent approval of the National Guidelines for Plurilingual Education, through bibliographic studies by researchers in the area, websites and video conferences. This study presents new perspectives for education in a globalized world and during a time of pandemic. It is concluded that in the last few years there has been an increase in bilingual schools in large Brazilian cities, but little is known about the methodologies that these schools use to be called bilingual schools. In this sense, the approval of the National Guidelines for Multilingual Education is an advance, and it can be seen not only as a normative document, but as a manual, a guide to good practices in bilingual education.

Keywords: Plurilingual teaching; Bilingual Schools; Multilingual Culture; National Guidelines.


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.