O papel da Formação de Professores para o ensino de Astronomia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Elizandra Daneize Santos, Vilmar Malacarne

Abstract


Resumo: O artigo apresenta um fragmento de uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIOESTE de Cascavel, PR. A pesquisa discute o papel e a inserção da Ciência na prática cotidiana escolar, indicando que esta faz parte do processo de ensino e aprendizagem em todas as áreas de conhecimento. Destaca-se a abordagem da Astronomia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sua relação com a Formação de Professores. A pesquisa efetivou-se por meio da coleta de dados com questionários aos professores da disciplina de Ciências, tendo como método a Análise de Conteúdo de Bardin. Dados mostram que muitos professores não tiveram contato com a Astronomia na formação inicial, evidenciando a importância e necessidade da sua inserção nos cursos de Formação de Professores.

Palavras-chave: Educação; Astronomia; Formação de Professores; Ciências; Ensino.

The role of Teacher Training for the teaching of Astronomy in the Early Years of Elementary School

 

Abstract: The article presents a fragment of an ongoing master's research in the Graduate Program in Education of UNIOESTE of Cascavel, PR. The research discusses the role and insertion of Science in daily school practice, indicating that it is part of the teaching and learning process in all areas of knowledge. Stands out the approach of Astronomy in the Early Years of Elementary School and its relationship with Teacher Education. The research was conducted through data collection with questionnaires to the teachers of the science discipline, using Bardin's Content Analysis as the method. Data show that many teachers had no contact with Astronomy in their initial training, thus evidencing the importance and need for their insertion in Teacher Training courses.

Keywords: Education; Astronomy; Teacher Training; Science; Teaching.


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.