A Formação Continuada dos Professores Efetivos de uma Escola da Região da Baixada Santista - ENTRAVES

Rosangela Eliane Pereira Rocha, Irene da Silva Coelho

Abstract


Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com um grupo de professores efetivos atuantes no Ensino Fundamental na rede pública de ensino de uma escola da Região Metropolitana da Baixada Santista. O objetivo é investigar se os professores de uma escola municipal da região dão continuidade a sua formação, ou seja, se buscam por formação continuada. De natureza qualitativa, a pesquisa questionou sobre aspectos da formação continuada dos docentes participantes. Como resultado, verificou-se que os professores intentam participar de cursos, porém fatores como a falta de incentivos institucionais, distanciamento dos centros acadêmicos, alto custo dos cursos, pouca oferta de cursos atraentes, falta de interesse do professor comprometem a formação continuada.

Palavras-chave: Formação docente; Formação continuada; Ensino.

The Continuous Qualification of Effective Teachers of a School in the Baixada Santista Region - "ENTRAVES"

Abstract: This paper shows the results of a research with a group of effective teachers working in Elementary School in the public school system of a school in the Metropolitan Region of Baixada Santista. The objective is to investigate whether teachers continue their qualification, that is, whether they are looking for continuing education. The research questioned aspects of the continuing education of participating teachers. As a result, it was found that teachers intend to participate in courses, but factors such as lack of institutional incentives, distance from academic centers, high cost of courses, little offer of attractive courses, lack of teacher interest compromise continuing education.

Keywords: Teacher qualification; Continuing education; Teaching.


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.