Os multiletramentos na prática do professor de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental II

Igor de Carvalho Cunha, Irene da Silva Coelho

Abstract


Resumo: Esta pesquisa parte do pressuposto de que as múltiplas linguagens dialogam e quando utilizadas pelo professor contribuem para a ampliação dos multiletramentos.  Por entender que é preciso que as práticas pedagógicas valorizem as diferentes linguagens, a pesquisa investiga se os professores de educação física do ensino fundamental II do município de Santos utilizam as múltiplas linguagens em suas aulas visando aos multiletramentos. Desta maneira, concluímos que os entrevistados pautam seu ato docente em aulas práticas, com pouca associação das múltiplas linguagens no processo ensino e aprendizagem. Isto posto, há a necessidade de ressignificar a Educação Física escolar no que tange a incorporação das linguagens às aulas.

Palavras-chave: Educação Física Escolar; Multiletramentos; Linguagens.

Multiliteracies for teacher practice in the final years of elementary school II

Abstract: This research is based on the assumption that multiple languages dialogue and when used by the teacher they contribute to the expansion of multiliteracies. By understanding that it is necessary that pedagogical practices value different languages, the research investigates whether physical education teachers in elementary school II in the city of Santos use multiple languages in their classes aiming at multiliteracies. Thus, we conclude that the interviewees base their teaching on practical classes, with little association of multiple languages in the teaching and learning process. That said, there is a need to reframe Physical Education in terms of incorporating languages into classes.

Keywords: School Physical Education; Multiliteracies; Languages.


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.