A Educação de Jovens e Adultos e o Cenário de Pandemia na Baixada Santista - algumas reflexões

Maria da Graça Pimentel Carril, Elisete Gomes Natário, Michel Costa

Abstract


Resumo: A oferta de educação para a população que teve seus direitos educacionais negados, jovens e adultos. A Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional 9394/96 legitimaram o acesso à educação para jovens e adultos em um espaço que se redemocratizava. No ano de 2020, o cotidiano dessas escolas da Baixada Santista foram modificados em função do vírus SARS-COV2. O objetivo desse estudo foi investigar o principal recurso encontrado pelas escolas para garantir oferta de educação para o público da EJA durante o período da pandemia da Covid 19, segundo docente da Baixada Santista - SP. Este estudo empírico  foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com as docentes. Os resultados foram analisados qualitativamente. O principal recurso utilizado foi o whatsapp, seguido de material didático impresso. Espera-se que os resultados possam contribuir para a reflexão e para a aprendizagem do estudante da EJA.

Palavras-chave: Whatsapp;  Educação de Jovens e Adultos;  Prática docente; Pandemia Covid 19. Ambiente Digital.

 

Adults and Young Adults Education and the Pandemic Scenario in Baixada Santista - some reflections

Abstract: he offer of education to the population that had their educational rights denied: young people and adults. The Federal Constitution of 1988 and the Law of Guidelines and Base of National Education – L.D.B.9394/96, legitimized access to education for young people and adults in a space that was going through a redemocratization. In 2020, the daily life of these schools in Baixada Santista were modified due to the emergence of the SARS-COV 2 virus. The aim of this study was to investigate the main resource developed by schools to guarantee the provision of education to the EJA public during the period of the Covid 19 pandemic, according to the teacher from Baixada Santista - SP. This empirical study was carried out through partially settled interviews with the professors. The results were analyzed qualitatively. The main resource used was Whatsapp, followed by printed teaching material. It is hoped that the results can contribute to the reflection and learning of the EJA student.

Keywords: Whatsapp; Young Adults and Adults Education; Teaching practice; Covid Pandemic 19; Digital Environment.


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.