Programa Pequeno Guarda-Parque: um caminho para a educação ambiental nas escolas da rede pública do munícipio de Viana, Espírito Santo

Letícia Parada Moreira, Lauro da Cunha Narciso, Carlos Venicio Cantareli, Milena Ramires

Abstract


Resumo:

Apesar de a educação ambiental ser um componente nacional obrigatório e contribuir para a formação do comportamento frente ao meio ambiente, verificam-se dificuldades na implementação em escolas. O objetivo do estudo foi apresentar o programa Pequeno GuardaParque como ferramenta de educação ambiental em escolas. Os professores da rede pública de ensino do município de Viana receberam formação continuada e material para a realização de atividades com os alunos, que também receberam cadernetas de campo. Embora o programa tenha sido incorporado recentemente no conteúdo pedagógico de Viana, um número expressivo de beneficiados foi percebido. O programa estimula o indivíduo a se tornar um pequeno guardaparque, ensinando a preservar os recursos naturais por meio do contato com a natureza.

Palavras-chave: Educação ambiental; Práticas pedagógicas; Guarda-parque; Áreas protegidas.

Little Park Ranger Program: a path to environmental education in public schools in Viana city, Espírito Santo

Abstract:

Despite environmental education being a mandatory national component and contributing to the formation of behavior towards the environment, there are difficulties in implementation in schools. The objective of the study was to present the Little Ranger Park program as a tool for environmental education in schools. Teachers from the public school system in the Viana city received continuous training and material to carry out activities with the students, who also received environment activities booklets. Although the program has recently been incorporated into the pedagogical content of Viana, there is a significant number of beneficiaries. The program encourages individuals to become a little park ranger, teaching them how to preserve natural resources through contact with nature.

Keywords: Environmental education; Pedagogical practices; Park ranger; Protected areas.


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.