Tecendo Aproximações Entre A Ecologia E A Educação Ambiental: Um Caminho Possível No Ensino De Ciências Clécio Danilo Dias-da-Silva

Conteúdo do artigo principal

Resumo

Considerando que compreender o funcionamento da natureza é fundamental importância para conservação dos recursos naturais, esse trabalho teve como objetivo explorar os conhecimentos da Ecologia e Educação Ambiental por meio de uma Sequência Didática (SD) no ensino de ciências. A pesquisa foi efetivada com três turmas do 6º ano em uma escola privada de natal, RN. Utilizou-se como proposta educacional a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov (2002, 2011), por meio de: I) o uso de questões problematizadoras (problematização inicial); II) aulas dialógicas, aplicação e discussão do filme “vida de Inseto” , leitura e discussões de materiais científicos (organização do conhecimento); e, III) construção de Mapas Conceituais, Elaboração e socialização de cartazes sobre o tema “relações ecológicas”; aplicação da dinâmica “a cadeia alimentar” (aplicação do conhecimento). Ao final das atividades, verificamos que a SD aplicada apresenta um potencial significativo para explorar os conteúdos da Ecologia juntamente com os fundamentos da Educação Ambiental no ensino de ciências, contribuindo para a formação critica e reflexiva dos estudantes com relação à conservação da biodiversidade e do meio ambiente.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalhes do artigo

Seção
Artigos