DOCÊNCIA, INCLUSÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS Douglas Gustavo Tenório da Silva, Natália Pertusi, Graziela Alexandre Souza, Jussara Oliveira Santos, Marina Finco Fávero, Ana Carolina Biscalquini Talamoni
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Projeto BioContos realiza contações de história semanais em uma E.M.E.F. do Município de São Vicente tendo como temática a biodiversidade aquática local. A partir do contato com a diversidade das crianças do Ensino Fundamental I, iniciou-se um trabalho pensando na inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), já que estudos comprovam que a inserção dos mesmos na escola regular os tornam mais ativos na sociedade e auxiliam no desenvolvimento. Elaboramos alguns questionários direcionados aos professores, com o intuito de verificar as principais dificuldades e desafios por eles enfrentados no processo de inclusão. Verificamos semelhanças nas respostas como a falta de laudo, de apoio especializado, de materiais didáticos bem como de profissionais qualificados para darem suporte psicopedagógico. Além disto, solicitamos aos docentes que avaliassem o projeto BioContos sob a perspectiva inclusiva.