PARA ALÉM DO PALCO: EXPLORANDO CONEXÕES ENTRE O TEATRO E O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS PESQUISAS DO CONEDU Clécio Danilo Dias da Silva, Lúcia Maria de Almeida, Daniele Bezerra dos Santos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A utilização do teatro no contexto do Ensino de Ciências tem ganhado destaque nos dias atuais, uma vez que oferece uma abordagem lúdica e atraente para transmitir conceitos científicos, tornando-os mais acessíveis aos estudantes do ensino fundamental e médio. Diante da relevância e da crescente adoção do teatro no processo educacional, surge a necessidade de investigar as pesquisas científicas que exploram essa conexão. Portanto, considerando o Congresso Nacional de Educação (CONEDU) como um dos principais eventos no cenário brasileiro para a divulgação de estudos educacionais, este trabalho teve como objetivo analisar as produções apresentadas no CONEDU relacionadas ao uso do teatro no Ensino de Ciências. Para isso, foram examinados os anais de cinco edições do CONEDU (2018 - 2022), buscando todas as referências à temática "Teatro e Ensino de Ciências". Um total de 17.235 trabalhos foram publicados ao longo dessas cinco edições do evento. Entretanto, apenas sete dessas produções abordavam o tema do teatro no contexto do Ensino de Ciências. Dessas, cinco exploravam questões relacionadas à Química, uma tratava de Biologia e outra de Física. Apesar do reduzido número de estudos encontrados, é possível inferir que essa quantidade tende a aumentar nas próximas edições do CONEDU, à medida que os debates sobre essa temática se difundem nas escolas de ensino básico. Essa tendência é impulsionada pelo reconhecimento da contribuição do teatro para o processo de ensino e aprendizagem das Ciências Naturais, bem como para o desenvolvimento da formação crítica e reflexiva dos estudantes.