Percepção ambiental e discussão gráfica para o ensino de Ecologia da Paisagem

ERIKA KYUSHIMA Solano, MARCELO DO NASCIMENTO Crispim, VINÍCIUS DE MOURA Pellatiero, LUCIANA Bretas, ARMINDO Cabral Filho, WALTER Barrella, URSULLA PEREIRA SOUZA

Abstract


Para alunos do primeiro ano de graduações em áreas relacionadas ao ambiente, a atividade de campo é uma importante ferramenta para estimular a observação da paisagem natural e construída. É proposta uma metodologia de aula dividida em três dias: explicação da atividade, campo em grupos e discussão em sala com apoio de material gráfico produzido pelos alunos a partir das percepções nos percursos. Para avaliação do método foi definido um trajeto e utilizada a ficha de campo proposta. Após reunião dos dados foi possível perceber que algumas paradas tinham características muito parecidas, orientando a aumentar a distância entre elas para maior diversidade de observações. O estudo mostrou a eficácia da ficha na estimulação da percepção e da importância da discussão das interpretações da paisagem.


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.