A INCLUSÃO NA PEDAGOGIA WALDORF
Abstract
Keywords: Waldorf Pedagogy; Child education; Inclusion; Disabled people.
Este artigo busca investigar e identificar se há alguma relação ente os princípios e fundamentos da Pedagogia Waldorf, criada por Rudolf Steiner, em 1919, na Alemanha, com as práticas inclusivas na Educação Infantil, previstas nos documentos oficiais legislativos. Para responder tal questão foi realizado um estudo bibliográfico em repositórios que comprovam a validade da inclusão na Pedagogia Waldorf. O desenvolvimento do estudo se apresenta em seis momentos: o primeiro, mostra um breve histórico da legislação, a respeito da inclusão; o segundo traz uma reflexão de como é realizada a inclusão na sala regular da Educação Infantil; o terceiro ponto discorre sobre o histórico da Pedagogia Waldorf; e em seguida os princípios norteadores da mesma; destacou-se também as práticas pedagógicas e como é realizada a Inclusão na Pedagogia Waldorf. Em tais tópicos, fala-se da importância do olhar individualizado do educador, instigando o mesmo a se atentar na sua prática a fim de satisfazer as necessidades educacionais especiais dos alunos. A Pedagogia Waldorf acredita que a atenção e um direcionamento pedagógico correto faz com que qualquer pessoa, com ou sem deficiência se desenvolva de forma integral. Nesse sentido é possível perceber que a Pedagogia Waldorf não só proporciona um ambiente inclusivo, como também favorece o respeito a diferença, além disso expressa a importância das relações sociais, bem como, a relação professor-aluno, que proporciona segurança na construção de conhecimento, paralelamente a isso, ressalta também a importância da participação da família, junto a escola como agente facilitador para que ocorra o processo de inclusão.
Palavras-Chave: Pedagogia Waldorf; Educação Infantil; Inclusão; Pessoas com deficiência.
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