RELAÇÃO ENTRE OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E A PEDAGOGIA WALDORF

Aline Oliveira Santiago, Gabriela Lima Soares, Luci Mara da Silva Lundin

Abstract


O presente artigo é resultado de um estudo acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Pedagogia Waldorf. Nele buscamos a compreensão de como a Pedagogia Waldorf coloca em prática os seis Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento para a Educação Infantil descritos na BNCC. Para tanto, dividimos o trabalho em três partes. Na primeira exploramos os fundamentos da BNCC e descrevemos os seis direitos de aprendizagem, que podem ser resumidos como: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Em seguida, buscamos compreender as bases e princípios da Pedagogia Waldorf, para por fim analisar como esta proposta coloca em prática cada direito. Concluímos que a Pedagogia Waldorf consegue atender ao que é proposto no documento. PALAVRAS-CHAVE: Base Nacional Comum Curricular; Educação infantil; Pedagogia Waldorf. ABSTRACT This article is the result of a study about the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the Waldorf Pedagogy. On it we seek to comprehend how the Waldorf Pedagogy puts into practice the six Rigths of Knowledge and Development for Child Education described in BNCC. Therefore, we divided the work in three pieces. On the first one we seek the fundamentals of BNCC and we described the six rights of learning, that we can summarize as: living together, playing, participating, exploring, expressing and self knowledge. Next, we seek to understand the bases and principles of Waldorf Pedagogy to finally analise how that proposal puts into practice each right. We conclude that the Waldorf Pedagogy can meet what is proposed in the document. KEY-WORDS: Base Nacional Comum Curricular; Child Educaticon; Waldorf Pedagogy.

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