O LETRAMENTO EM CLASSES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Thalita Nuccini Garbes, Irene da Silva Coelho

Abstract


Este artigo trata do Letramento na Educação Infantil e suas contribuições para a aquisição da leitura e escrita. O objetivo é investigar em uma escola da Baixada Santista como se dá esse processo de construção de letramento de crianças de 4 a 6 anos, por meio de uma pesquisa de campo que utiliza um questionário aplicado às professoras com a finalidade de coletar as informações sobre o processo de letramento da ação na escola. Como fundamentos, utilizamos as concepções de Magda Soares (1992), Teberosky (  2003 ) e Kleiman (1995) sobre Letramento e Alfabetização. A pesquisa revela que as crianças expostas diariamente a situações que envolvem a leitura e escrita, por meio do contato com livros, textos, jogos e brincadeiras ampliam seu grau de letramento.

PALAVRAS-CHAVE: letramento; alfabetização; pesquisa de campo; educação infantil; crianças.


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.