O COACHING NO DESENVOLVIMENTO DE DOCENTES: COMPETÊNCIAS QUE INSPIRAM A FORMAÇÃO DE NOVOS PROFISSIONAIS

Carmen Cristina Fernandes Andalaft, Rubia Patricio Sbrama

Abstract


Existem diversas características que compõem o perfil do líder coach. Dentre essas, duas se destacam e são consideradas os pilares do coaching: a escuta ativa e a habilidade de indagação. Ambas tratam de métodos que, aplicadas pelo coach, visam despertar no interlocutor (coachee) a sensibilização para seu desenvolvimento e amadurecimento pessoal e/ou profissional. Por meio das habilidades de coach, líderes vêm se aperfeiçoando e auxiliando suas equipes a atingirem níveis de alta performance. Considerando as expectativas que se tem de um líder coach quanto aos resultados e à performance de sua equipe, é possível efetuar uma correlação da liderança coach com o processo educativo de nível superior. Assim, a proposta do presente estudo é identificar se, sob a percepção de alunos do nível superior, docentes considerados como diferenciados em sua profissão possuem competências de liderança coach e se, em razão disso, se destacam perante os demais em seu papel de educador. Visa-se, ainda, ratificar o meio acadêmico de nível superior como ambiente favorável ao desenvolvimento do trabalho de coaching como ferramenta de alavancagem do processo educacional universitário.

Palavras-chave: Coaching, Competências, Docentes


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.