O uso da TIC como ferramenta para uma educação voltada à cidadania: retrospectiva histórica na cidade de Santos no inicio do século XXI

Yara Rosa Mattos

Abstract


Resumo

O uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) na escola, em especial o computador, se constrói um novo cenário do século XXI. No entanto, não é de hoje que pensadores e pesquisadores  abordam este assunto.  Com o  avanço  da globalização,  a tecnologia passou a ser inserida no cotidiano e as informações chegam com maior intensidade e frequência até nós por meio dos computadores. O não uso do computador na escola pode ser visto como mais um tipo de negação de caminhos à educação, à auto formação e ao imprescindível pertencimento do estudante ao seu mundo, à sua cultura, à sua história, à sua sociedade, ao sistema econômico e ao regime político que o torna um verdadeiro  cidadão  conhecedor de seus direitos e deveres.  Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto, com isso elaborou-se uma explanação enfatizando o que é a TIC, o porquê de sua utilização como ferramenta educacional e como computador pode ajudar no entendimento e na prática da Cidadania. Baseado na problemática de se obter um processo de desenvolvimento cognitivo que seja dinâmico e desafiador aos aprendizes explorando suas múltiplas competências, qual é o papel do professor nesse processo, onde se torna importante a sua formação continuada e qual o papel do Estado nesse processo de inovação do ensino-aprendizagem.

Palavras chaves: TIC, Computador, formação continuada, cidadania


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.