RECONHECIMENTO DA FUNA E FLORA DA REGIÃO DA BAIXADA SANTISTA: APLICAÇÕES NO SUB-PROGRAMA PIBID UNISANTA
Abstract
O cotidiano urbano modifica a forma com que as pessoas observam o ambiente a sua volta. Crianças, jovens e adultos por vezes despercebem um amplo conjunto de processos, condições e atores da natureza, próximos a suas moradias, trabalho e escola. Nesse sentido a proposta principal do presente projeto é a de aproximar a comunidade através da criança, do conjunto de argumentos ambientais da Cidade de Santos- SP, como a utilização de metodologias pedagógicas práticas aplicadas por alunos de licenciatura do curso de biologia aos alunos de escolas públicas permitindo assim um olhar mais preparado e crítico sobre esse conjunto de eventos. O trabalho objetivou propor o desenvolvimento de novas práticas educacionais na escola que aumentem o contato dos alunos de ensino fundamental com o cotidiano natural do entorno de onde moram, estudam e frequentam, envolvendo mais esses alunos com temas ambientais da cidade e redondezas. Preparar o aluno bolsista do PIBID para novas abordagens didáticas e pedagógicas pelo entendimento da problemática ambiental, enfatizando sua origem e possíveis soluções. Desenvolver práticas educacionais sobre o meio ambiente que permitam que os alunos da escola se tornem difusores de conhecimento e modelos de conscientização sobre os temas ambientais das cidades para com suas famílias e outros indivíduos de sua comunidade. Produzir informações que possam servir de modelo para o ensino de ciências e biologia na rede pública de ensino na cidade de Santos. Gerar dados que gerem publicações em eventos de iniciação científica e outras formas de difusão científica. Os alunos de ensino fundamental tiveram participação efetiva em todas as etapas do projeto da escola. A utilização do rejeito de pesca de camarões para montagem de kits e maior proximidade dos alunos com diferentes organismos e a utilização do rejeito como ferramenta para conscientização ambiental dos estudantes, levando os participantes a um aprimoramento de técnicas laboratoriais e de identificação de animais. Considerou-se satisfatório o planejamento e preparação de aula feita pelos alunos bolsistas PIBID. Os dados adquiridos através do programa PIBID foram utilizados para apresentação de trabalhos no VI CONGRESSO BRASILEIRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (COBRIC).
Palavras chave: Ensino fundamental II. Ciências Biológias. Educação e meio ambiente.
Refbacks
- There are currently no refbacks.