EDUCAÇÃO INFANTIL E AVALIAÇÃO NA PRÉ-ESCOLA

Paula N. Teixeira, Irene da Silva Coelho

Abstract


A educação infantil é um espaço de convivência coletiva em que  as interações que ocorrem nesse ambiente devem ter sempre um caráter formador, baseado nos valores sociais que fazem parte da proposta pedagógica das escolas. Desta forma, as atitudes dos adultos no que concerne à cidadania, cooperação, respeito às diferenças e o cuidado com o outro, serão desenvolvidos e aprendidos por nossas crianças mediante a essas vivências. Nesse sentido, é que o professor desempenha um papel preponderante na vida do aluno, percebendo as dificuldades e potencialidades de cada um, para então dar o suporte necessário para que todos avancem no processo ensino-aprendizagem, respeitando as diferenças individuais. Mas é preciso de alguma forma avaliar os alunos. É objetivo desse artigo refletir e analisar a prática do professor por meio do registro não só as aprendizagens que está desenvolvendo com o grupo, mas também sobre as  aprendizagens individuais que estão sendo conquistadas ao longo do processo. Por meio da revisão dos pressupostos teóricos da área da avaliação, da legislação sobre o assunto e da experiência desta docente e pesquisadora sobre o assunto, estão estruturadas essas reflexões. Essas reflexões apontam a necessidade de o professor  ser capaz de tomar decisões pessoais e individuais, usar seus conhecimentos e suas vivências para desenvolver atividades pedagógicas contextuais que auxiliem seus alunos a chegar a esses objetivos, compreendendo as diferenças, estimulando a autoconfiança, que para que os alunos possam vislumbrar novas perspectivas, são alguns dos requisitos e sobretudo compromisso que o educador deve ter para melhorar a qualidade do ensino e também tornar o processo avaliativo mais reflexivo do que quantitativo, entendo que o percurso e os avanços que cada aluno faz no processo de construção do conhecimento é relevante para sua formação global.

 

Palavras-chave: Educação Infantil; Avaliação; Aprendizagens.


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.