HORTA ESCOLAR: UMA PRÁTICA SUSTENTÁVEL A SER APLICADA EM ESCOLAS
Abstract
A interdisciplinaridade tem como objetivo dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, em que o conhecimento é construído. As educações ambiental e alimentar já fazem parte do currículo de muitas escolas de educação infantil e fundamental, mas, na prática, os professores ainda têm dificuldades em lidar com esses temas. A horta escolar que em um primeiro momento parece se aplicar apenas ao ensino de Ciências e Biologia, trata-se de tema transversal de maneira interdisciplinar, interagindo com todas as outras disciplinas do currículo escolar. Este estudo tem o objetivo de mostrar o desenvolvimento do projeto Horta Escolar na Escola Municipal José Júlio Martins Baptista localizado em Praia Grande, São Paulo. A metodologia foi dividida em etapas e pôde ser aplicada em todas as series e faixas etárias, adequando os conteúdos e as formas de abordagem conforme a idade dos alunos. A prática sustentável ocorreu durante todo o ano letivo de 2011, com os alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. Conteúdos como o ciclo da água da natureza, a reprodução dos vegetais, zoologia de varias espécies de animais, o estudo do solo, ação dos decompositores, a dispersão das sementes e vários outros tópicos de ciências naturais foram trabalhados in loco de forma leve e descontraída. Os alunos puderam experenciar, observar, mexer com a terra, entrar em contato com a natureza e a diversidade da vida.
Palavras–chave: Educação Ambiental. Pedagogia. Sustentabilidade. Habilidade. Biodiversidade
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