Iniciação à docência: Reflexos do projeto PIBID de biologia na formação dos licenciados e na melhoria da qualidade de ensino na escola pública

Gabriel Goulart Silva, Raphaela dos Santos Gonçalves, Jorge Luis Santos

Abstract


O Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), subsidiado pelo MEC em parceria com a CAPES e com escolas da rede pública de educação básica e com cursos de licenciatura de IES do Brasil é um programa de fomento e incentivo à iniciação a docência. O mesmo oferece a oportunidade de licenciandos terem a experiência de ser professor ainda durante a graduação. Em um contexto onde é exigido do docente cada vez mais inovação e pluralidade as diferentes metodologias de ensino na educação têm sido muito discutidas. A escolha de uma abordagem específica deve levar em conta fatores sociais, culturais e cognitivos dos alunos em questão de modo que atenda satisfatoriamente seus meios individuais de aprendizagem. O presente trabalho objetivou a avaliação dos impactos positivos sofridos pelos bolsistas PIBID, em consequência de sua participação no programa e, a avaliação das práticas laboratoriais como ferramenta didático-pedagógica no ensino de ciências, metodologia utilizada pelos licenciandos como forma de aperfeiçoamento e complemento do recurso tradicional “livro-texto”. A pesquisa foi realizada na Unidade Municipal de Ensino Lourdes Ortiz no município de Santos/SP, vinculada ao PIBID durante o ano letivo de 2015 com alunos do 6º ano do ensino fundamental. Foi utilizada metodologia de pesquisa empírica experimental qualitativa e também quantitativa, para dados mensuráveis. Avaliando assim a extensão do efeito do mecanismo de intervenção por meio de questionários, testes, observação de comportamento e análise de conteúdo categorial. Como resultado observou-se evidente melhora na aprendizagem dos alunos diante das aulas práticas, gerando também aulas mais participativas, onde o aluno se propõe a realizar o experimento. Os questionamentos orais sobre os conceitos ensinados fluíram de maneira muito natural e objetiva. Alguns alunos inclusive demonstraram interesse científico em outras áreas da biologia, contribuindo com pautas para novos projetos na escola. Frente á esses resultados fica evidente a relevância da participação do licenciando em projetos como o PIBID, que possibilitem o mesmo á testar e decidir qual metodologia de ensino se encaixa mais com os temas que precisa abordar.

Palavras-chave: Ensino Fundamental; PIBID; Práticas; Ensino; Aprendizado.


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