O ESTUDO DE DIFERENTES ASPECTOS ECOLÓGICOS NUMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR

Jaqueline Cabral, Solange Cabral, Ellen Ribas, Glaucio Bassan, Patrícia Nogueira, Priscilla Ribas, Ursulla Pereira Souza

Abstract


Considerando que a construção do conhecimento promove a autonomia consciente das ações humanas e que a educação é o ponto de partida para a formação desse cidadão consciente e responsável por sua atuação, partimos para uma proposta de trabalho educacional que leve os estudantes a vivências em um ambiente estuarino, e que possam leva-los a observações in loquo das interações bióticas e abióticas que acontecem no meio físico do ecossistema manguezal. Diante das constatações observadas, obtêm-se elementos concretos para que haja uma problematização numa abordagem interdisciplinar, para que os conteúdos presentes no currículo escolar façam sentido àqueles que estão aprendendo e para os que estão ensinando. A partir de um estudo de campo, numa atividade preparada previamente e mediada por questões a serem respondidas acerca do ecossistema manguezal, a percepção dos olhares dos estudantes foi direcionada a diversidade presente nesse ambiente estuarino numa conexão transdisciplinar, na construção de conhecimentos significativos à biodiversidade, questionando e correlacionado os saberes em busca da preservação das diversas formas de vida, num movimento elíptico constante entre ação reflexão e ação.

Palavras-chave: Biodiversidade; Transdisciplinar; Manguezal; Conhecimento.


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.