ESTUDOS DO MEIO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: RECONHECIMENTO EM CAMPO DE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS INTER E INTRAESPECÍFICAS

Antonio Eduardo Rosendo Santos, Edinéia Farraboti, Katia Domingues Blotta, Neilton Carvalho, Fabio Giordano

Abstract


Como a biodiversidade brasileira é muito ampla, é fundamental que a pesquisa de campo seja estimulada aos alunos do ensino médio através de atividades investigativas e bem diversificadas, visando o interesse maior pela matéria desses alunos e ampliando os recursos didáticos oferecidos pelas escolas e docentes. Outro fator importante no processo de aprendizagem é a interdisciplinaridade que traz grandes desafios. Dessa forma pretende-se verificar a interação ecológica dos alunos do 1º ano do ensino médio buscando que eles possam diferenciar interações inter e intraespecíficas, harmônicas e desarmônicas, como conceituar e compreender os termos predador e presa; identificando as adaptações desenvolvidas pelos organismos à predação. O trabalho de campo ocorreu no Centro Educacional SESI 087, situado na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 366, Jardim Santa Maria – Santos/ SP. Os alunos devem explorar a área arborizada à procura de possíveis formas de relações ecológicas entre diferentes seres vivos, registrar as observações em bloco de notas e fazer o registro fotográfico de tudo que foi caracterizado como interação ecológica. Notou-se que os alunos após a aula expositiva, diante dos conceitos repassados, poderão com a pesquisa de campo fixar melhor a matéria observando as seguintes interações: mutualismo, inquilinismo, epifitismo, herbivoria, predadismo e sociedade.

Palavras-chave: Interações, ecológicas, interespecíficas.


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.